C.R.E.W
VFNO – à conversa com Paula Mateus
Paula Mateus é a directora da Vogue, como toda a gente sabe. Mas além disso é uma mulher cheia de vida que eu tenho o prazer de já conhecer pessoalmente há 8/9 anos. Sempre a admirei muito, porque é ambiciosa e sabe exactamente o que quer.
A Paula conseguiu reunir à sua volta uma equipa extraordinária e construir uma revista de forma extremamente equilibrada. O resultado está a vista, na revista e também no que aconteceu na semana passada em Lisboa. A Vogue Fashion’s Night Out mantém-se há 7 anos na cidade de Lisboa e é uma festa que dinamiza imenso não só os designers e criadores portugueses, mas também as próprias lojas e marcas internacionais que estão representadas cá. Leva as pessoas a conhecer a cidade e traz animação e festa para a rua.
Uma mulher inteligente, com garra, e que com a ajuda de uma equipa fantástica consegue fazer ano após ano uma edição do VFNO que supera sempre a edição anterior. Lisboa está cada vez mais na moda e eu não podia perder esta oportunidade para falar um pouco com a Paula.
Esta já é a sétima edição do VFNO. O que estás a achar da evolução desta festa?
É uma festa para toda a gente contribuir, para toda a gente participar, mas na sua raiz é uma festa de moda. Àa vezes as pessoas dizem que isto é um bocadinho o “Santo António dos saltos altos”, mas eu não concordo. Em termos de dimensão e de alegria até pode ser comparável, realmente as pessoas aderem cada vez mais, as lojas comprometem-se cada vez mais com esta noite. Para nós é uma alegria e um prazer continuar a organizar este evento e celebrar a Moda desta forma.
A cidade está em festa e vai continuar, já que estão prestes a começar as semanas de moda nacionais e também internacionais. Já tens alguns preferidos, alguma tendência especial para 2017?
Confesso que nos últimos dias não tenho prestado muita atenção às novas colecções, porque toda a organização do Vogue Fashion’s Night Out tem ocupado todo o meu tempo. Na próxima semana vou a Milão, depois Paris, e nessa altura depois de ver os desfiles, poderei falar.
Em relação à moda nacional, achas que estamos a caminhar para o lugar certo? Festas como esta que dinamizam a cidade são uma coisa boa para promover aquilo que é nosso, também?
Acho que sim. Cada vez mais nós temos de ter atenção à moda portuguesa e divulgá-la. É isso que é muito importante, divulgar a moda portuguesa. No nosso trabalho com a Vogue tentamos fazê-lo. Por vezes sabemos que há algumas dificuldades mas também sei que há algumas entidades que estão a fazer por isso e que cada vez fazem mais. Especialmente por dizerem que “Lisboa está na moda”, temos de manter essa imagem e divulgá-la mais e mais.
Comentários